Pentecoste: Prefeito Vicente do Zuza diz que gestão anterior deixou dívida de R$ 38 milhões



O prefeito de Pentecoste, Vicente do Zuza, em entrevista à rádio Somzoom Sat nesta segunda-feira (03), tornou público o valor da dívida deixada pela gestão anterior.

O gestou também foi as redes sociais onde apresentou uma planilha detalhando os restos a pagar deixados em 31 de dezembro de 2024, além de dívidas com a ENEL e outros débitos que sequer foram empenhados.

Segundo Vicente, o valor total da dívida ultrapassa 38 milhões de reais.


Veja publicação de Vicente do Zuza nas redes socias:


"Gostaríamos de encerrar o assunto sobre as dívidas do Município, expondo para a população, com total transparência, os restos a pagar deixados em 31 de dezembro de 2024.

O valor de 5.215.727,82 reais, citado em entrevista, não se trata de saldo livre em conta, mas sim na sua grande maior parte, recursos vinculados a convênios, que só podem ser utilizados para suas respectivas finalidades, podendo ser inclusive cancelados, caso não atendidos os requisitos dos respectivos convênios.

Também o valor de 2.165.417,42 contabilizado como restos a pagar está muito aquém das reais dívidas deixadas pela administração anterior, conforme explicitado na planilha acima, o que está dificultando muito o início da nossa gestão, que não está tendo recursos para pagar dívidas que exigem o pagamento imediato, como um milhão e meio de reais para a ENEL, UPA, Hospital, Precatórios, etc, que vencem em 2025, dívidas essas que nem mesmo foram registradas onde deveriam no balanço contábil.

Dessa forma, não recebemos o município com saldo positivo real, mas sim com uma dívida de mais de 38 milhões de reais, conforme detalhado nos quadros acima, onde listamos os débitos por secretaria, sendo que esse valor ainda pode ser acrescido.

Estamos priorizando as demandas mais urgentes e, com muito compromisso e responsabilidade, trabalhamos para estabilizar as contas públicas o mais breve possível. Seguimos firmes pelo bem de Pentecoste".

Nenhum comentário