Ilanna Cirilo perde e Bosco sofre sua primeira derrota em Pentecoste


O atual prefeito de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa, sofreu sua primeira derrota na eleição desse domingo, 06 de outubro de 2024. Ele não estava na disputa como candidato, mas apoiava sua prima Ilanna Cirilo (PT), que foi derrotada por Vicente do Zuza (PSB).  

Bosco é um político vitorioso do Vale do Curu, começou sua vida na política como vereador, depois vice-prefeito e chegou à função de prefeito, cargo que exerce pela quarta vez.

O que não existia em seu vasto currículo, era derrotas, mas a voz das urnas nesse último domingo imputou a ele, sua primeira experiência com esse tipo de resultado.  

Em 2004, Bosco foi eleito prefeito pela primeira vez, sendo reeleito em 2008. Na eleição de 2012, Bosco apoiou a candidatura de Dra. Ivoneide Moura, que saiu vitoriosa.

Em 2016, Bosco se candidata novamente e vence. E em 2020, ele consegue a reeleição.

Já neste ano de 2024, sem direito de concorrer novamente, Bosco resolveu apoiar a candidata Ilanna Cirilo (PT), filha dos ex-prefeitos Antônio Carneiro (in memoriam) e Ivoneide Moura.

Mesmo com o apoio do prefeito Bosco, do seu esposo José Airton Cirilo, ministro Camilo Santana e do Governador Elmano de Freitas, Ilanna não conseguiu decolar e foi derrotada pelo candidato de oposição com mais de 5 mil votos de diferença.  

O resultado, além de quebrar a hegemonia de uma mesma família no poder, com várias décadas de predominância, também revela a fragilidade de lideranças do grupo que ainda governo o município. Será o fim da carreira política do Bosco? O tempo dirá.

Nenhum comentário