Escola Adriano Nobre de Itapajé é a única do Brasil incluída em pesquisa da Unesco
Uma escola pública, no interior do Ceará, que tem consolidado boas experiências e resultados há mais de 10 anos foi incluída em uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre gestão compartilhada. O estudo, que analisará a Escola Estadual de Educação Profissionalizante Adriano Nobre, em Itapajé, a 128 km de Fortaleza, avalia o modelo de gestão no qual a participação e as decisões coletivas têm peso relevante no desenvolvimento escolar.
O estudo será realizado no decorrer de 2024 e deve
ter os resultados divulgados pela Unesco no começo de 2025.
A escola que pertence à rede estadual de ensino,
desde 2009 oferta o ensino técnico profissionalizante conectado ao Ensino
Médio. Atualmente, 521 estudantes estão matriculados na unidade. A EEEP Adriano
Nobre, há anos, se mantém no topo da lista nacional das melhores notas no
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - indicador que mede a qualidade
educacional no país.
A Adriano Nobre, em 2021 (dado mais recente já que o
próximo será divulgado somente em junho deste ano referente a 2023), alcançou o
melhor Ideb da rede pública estadual do Ceará. No processo, pesquisadoras
estarão na escola para realizar entrevistas e coletar dados junto à comunidade
escolar.
O QUE É O ESTUDO?
Todos os anos, a Unesco realiza o relatório global
de monitoramento das metas da educação nos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, chamado de Relatório GEM. O estudo é o principal relatório sobre
educação global, publicado anualmente pela Unesco.
Em paralelo, a instituição faz estudo sobre uma
temática da educação, em uma região específica do mundo. Em 2024, o foco é
justamente a liderança compartilhada e a região escolhida é a América Latina.
Logo, alguns estudos de caso estão sendo produzidos em países dessa região.
A diretora da unidade, Silvandira Mesquita, explica
que a EEEP Adriano Nobre “foi a única escola do Brasil a ser escolhida para a
pesquisa”. De acordo com ela, a Escola foi selecionada para o estudo devido ao
“clima escolar e dos Indicadores Educacionais alcançados pelos alunos da
instituição”.
Fonte: Diário do Nordeste
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