Tarde é com eventos de chuvas em Fortaleza e no Interior



Depois de uma manhã de sol forte, a tarde deste Dia de São José começou com chuvas em Fortaleza. Há eventos de chuva em todo o Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que choveu em 77 municípios entre as 7 horas de segunda-feira, 18, e o mesmo horário desta terça, 19.
A situação da Capital era prevista pela fundação que, no fim da manhã, informou que as imagens de satélite indicavam nuvens sobre o Ceará, com concentração significativa sobre o Litoral Leste. E que os radares mostravam que as chuvas na faixa entre Icapuí e Beberibe estavam se aproximando da Capital.
Entre estas terça e quarta-feiras, 20, conforme a Funceme a tendência é de chuvas mais expressivas nas regiões da Ibiapaba e do Cariri. Na Ibiapaba está localizado o açude Granjeiro, que ganhou novo sangradouro nesta terça após apresentar risco de rompimento. E no Cariri está o Crato, que teve transtornos e uma pessoa morta após chuva forte e enchente na noite dessa segunda-feira, 18.

Confira as 10 maiores chuvas das 7 horas de segunda até o mesmo horário desta terça:
Crato (Posto: Lameiro): 120 mm
Itarema (Posto: Carvoeiro): 75 mm
Farias Brito (Posto: Farias Brito): 71 mm
Uruburetama (Posto: Açude Mundaú): 57.2 mm
Orós (Posto: Guassussê): 51 mm
Itaitinga (Posto: Itaitinga): 48 mm
Quixadá (Posto: Tapuiara): 48 mm

Crateús (Posto: Irapuã): 44 mm
Uruburetama (Posto: Uruburetama): 40.2 mm
Lavras da Mangabeira (Posto: Iborepi): 39 mm
Nesta quarta-feira, 20, acontece o equinócio de outono no Hemisfério Sul. É a saída do verão e a chegada do outono. Isso impacta na temperatura dos oceanos e, consequentemente, na formação de fenômenos meteorológicos que ditam falta de água ou precipitações, conforme O POVO mostrou na edição desta terça-feira, 19.

REDAÇÃO O POVO ONLINE

Nenhum comentário