NÚMERO DE CELULARES APREENDIDOS NOS PRESÍDIOS CRESCE 154%



O número de celulares apreendidos nas unidades prisionais em todo o Ceará aumentou 154%. A variedade e a quantidade de telefones recolhidos impressiona. Em 2011, foram apreendidos 1.243 telefones. Já no ano passado, o número saltou para 3.158.
Dessa forma, o estado ocupa a primeira coloção no ranking do Nordeste. No Brasil, fica atrás apenas de São Paulo, com 9.924, e do Paraná, com 3.814.
Mais equipamentos, mais apreensões
A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) acredita que o crescimento das apreensões é resultado do trabalho do Grupo de Apoio Penitenciário, que começou a funcionar em 2012 e, devido a intensificação no número de vistorias e revistas feitas nos detentos e nos visitantes.
Conforme nota, a aquisição de novos equipamentos, como câmeras de vídeo, raquetes, raio-X e bodyscanner, também facilitaram o encontro dos aparelhos de telefonia móvel. O órgão prometeu iniciar instalação de um sistema de bloqueio do sinal de celular no perímetro das unidades carcerárias.
Para o presidente da Comissão de Direito Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Márcio Victor Meyer Albuquerque, os bloqueadores de celular ainda não seriam suficientes para resolver o problema. “É preciso ampliar o número de agentes carcerários nas unidades”, afirma.

Fonte: Jangadeiro Online

Nenhum comentário