CALENDÁRIO ELEITORAL 2012, POR TABOSA FILHO


Nesse domingo, 10 de junho de 2012, começa a contagem regressiva para diretórios partidários realizem as convenções municipais, que homologarão candidaturas, tanto majoritárias quanto proporcionais e, possíveis coligações, com vistas às eleições de outubro próximo.
O cenário político itapajeense continua indefinido, bem diferente dos demais municípios da região, onde os pré-candidatos situacionistas já foram anunciados e alguns oposicionistas também.
Os prefeitos de Uruburetama, Tejuçuoca e Irauçuba, Giuvan, Edilardo e Nonatinho, respectivamente, que não poderão concorrer por já terem sido reeleitos, já definiram suas respectivas chapas majoritárias, restando tão somente agendar as datas para as homologações.
Em Uruburetama o prefeito Giuvan Nunes, que administra o município há sete anos e mio, já confirmou que dará total apoio à dupla Arthur Nery e Manuel Domingos. A oposição da Terra da Banana fala que apostará todas as fichas na dupla João Vasconcelos Neto e José Hilson Paiva (ex-prefeito), pré-candidatos a prefeito e vice respectivamente.

O prefeito reeleito de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, demorou bastante para definir “seu candidato”, mas, terminou fazendo opção pelo vereador Walmar Bernardes, tendo como companheiro de chapa o veterano político tejuçuoquense Zé Sidô. Decisão essa que deixou bastante contrariado o vereador Mota Filho. Motinha, que, segundo comenta-se, poderá aliar-se ao candidato oposicionista, o ex-prefeito João Mota, de quem é grande amigo e sobrinho. João Mota que comporá chapa com a também sobrinha Zelia Mota Matos, esposa do vereador João Matos, que agora estará lado a lado com João Mota nessa empreitada.

Na Terra da Amizade o prefeito Nonatinho anunciou total confiança na dupla Zé Mota e Carlito Araújo (atual vice-prefeito) para dar continuidade a seu premiado modelo de gestão. Zé Mota é competente parlamentar do Distrito do Missi e ex-secretário do atual governo. A oposição caminha com dois nomes, o ex-prefeito Evaldo Bastos e Heleno Araújo. O segundo (Heleno) foi por muito tempo um forte defensor e atuante secretário do atual governo, de quem, surpreendentemente, passou a discordar em meados de 2011.

No município de Itapipoca o prefeito reeleito João Barroso está decidindo entre o empresário Roberto Leite e o Secretário de Administração Paulo Henrique, o PH, para enfrentar as eleições. Na terra dos Três Climas a decisão do candidato do governo sairá por meio de consulta popular, enquanto que o bloco oposicionista, composto por Daguimauro (PT), Dra. Jocélia (PDT), Edisio Pacheco (PV) e Geraldinho, atual vice-prefeito, até aqui permanece sem acordo. Esse grupo, que conta com o apoio do çpresidente da Câmara Municipal, Edson Braga, vai cometendo uma verdadeira autofagia, destruindo-se gradativamente.

Finalmente Itapajé! Aqui, na Terra do Frade de Pedra, o atual prefeito já se pronunciou como pré-candidato, permanecendo inclusive com o seu atual vice, Jonairton Alves – PT, que teve essa condição referendada recentemente por intermédio de uma prévia de sua agremiação.
A oposição tem três vertentes: Os partidos ALTERNATIVOS, bloco composto por jovens lideranças e que, até aqui, tem se comportado como coadjuvante; o PDT, que parece querer caminhar sozinho; e um BLOCÃO, composto por expressivas lideranças políticas do município.
O PDT também já anunciou seu pré-candidato, o jovem sindicalista Cid Lira Braga, faltando, porém, uma definição quanto ao vice-prefeito, se sairá da própria legenda ou de outra agremiação.
O BLOCÃO oposicionista, com maior poder de fogo, é composto pelo veterano líder político Toni Cruz, pelos ex-prefeitos Batista Braga e Kelsey Forte e, pelos experientes políticos Elihu Bastos Lira e Idervaldo Rocha, ambos com marcante atuação parlamentar e bastante vivencia política, na condição de vice-prefeitos do próprio Batista Braga. Esse BLOCÃO, com figuras experientes e, creio, justamente por isso parece encontrar mais dificuldades para chegar a um denominador comum.
Os últimos comentários dão conta de que três dos cinco integrantes do grupo se mostram mais flexíveis para nesse entendimento, no caso Toni, Kelsey e Ider, enquanto que Batista Braga e Elihu se mostram mais resistentes. Batista se agarra nas pesquisas de opinião pública, onde aparece bem, enquanto que Elihu, livre de qualquer questão jurídica, defende para Itapajé um governo com canal aberto com a família Ferreira Gomes, na pessoa do ex-ministro Ciro e do governador Cid Gomes, além do influente deputado Zezinho Albuquerque, de quem é amigo particular e fiel aliado político, de longas datas.
Para nos, pobres mortais, só resta esperar que o melhor prevaleça para nossa querida e sofrida terrinha.

Nenhum comentário