IRAUÇUBA: SECA AMEAÇA CRIAÇÃO DE ANIMAIS

A falta de chuvas ameaça a criação de bovinos, ovinos e caprinos do município de Irauçuba. Muitos pequenos criadores já estão a vender vacas, ovelhas e cabras. Atravessadores aproveitam a oferta maior do que a demanda e compram os animais a preços aviltantes. Na cidade já esta faltando leite em quantidade suficiente para suprir a população. 
A produção de grãos não está em situação diferente. “Neste ano plantamos feijão e milho, mais devido a falta de chuva as plantas nasceram e logo morreram. Não demos nem a primeira capina", conta o  agricultor Batista Azevedo,  de 45 anos, morador da localidade de São José,  a  seis quilômetros da sede  do município. Pequenos açudes e barreiros que abastecem a população humana e animal estão secos. 
A escassez de água deve obrigar o poder público abastecer as comunidades rurais através de carros pipas. A situação não é pior por causa dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Os agricultores aguardam o governo federal liberar o pagamento do Seguro Safra.

Fonte: News Irauçuba 

Nenhum comentário