VEREADOR BATISTA LIRA PROPÕE PRESERVAÇÃO DO CASARÃO DA LAGOA


Na primeira Sessão Ordinária do ano legislativo de 2012, ocorrida na última quarta-feira, 1º de fevereiro, o Vereador Batista Lira, presidente da Casa, usou a tribuna para, além de acolher seus colegas vereadores e os populares que acompanhavam o encontro, conclamar o plenário para acompanhá-lo no PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA secular CASA DA LAGOA.
O Projeto do Vereador Batista Lira, que será apresentado na próxima Sessão, tem como propósito resgatar os valores históricos de Itapajé e preservar a memória das conquistas contemporâneas, com toda sua complexidade, tendo como cenário o Casarão do Sítio Lagoa. Casarão que, só por sua existência já nós remete ao passado, pois, sua construção, segundo informações extra-oficiai, data do século XIX.
Batista Lira ressalta que essa iniciativa, tendo o acolhimento do Poder Legislativo e acolhimento do Poder Executivo, proporcionará que as próximas gerações tenham acesso ao processo vivenciado pelos protagonistas do presente. Criando-se, a partir daí, um MEMORIAL DA OBRA em execução, com o antes, o durante e o depois sendo retratados para as futuras gerações. Além de ser, aquele imóvel, local ideal para administração do próprio reservatório.
Em sua explanação o vereador ressaltou também os valores arquitetônicos do imóvel, bem como sua contextualização no processo escravagista vivenciado nesse município, dando, portanto, maior significado à feliz iniciativa de preservação do local.
Incentivado pelo discurso do Presidente Batista Lira o Vereador Haroldo Mota sugeriu que o Poder Legislativo de Itapajé crie, num futuro próximo, uma comenda para valorizar os itapajeenses que contribuem com o desenvolvimento do município, mencionando inclusive, para uma posterior apreciação, os nomes de MEDALAHA FRADE PEDRAS ou MEDALHA QUINTINO CUNHA.

Nenhum comentário