MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ CONTEMPLADO COM VAGAS DO PROGRAMA PROJOVEM TRABALHADOR


Itapajé foi novamente contemplado com vagas do Programa Projovem Trabalhador. O município que neste ano de 2011 foi agraciado com 75 vagas e colocou mais de 30% dos jovens qualificados no mercado de trabalho, conseguiu renovar o convênio com o governo do estado. Para 2012 foram destinadas ao município, 50 vagas do programa, 25 á menos que na vez anterior. Segundo a secretária do Trabalho e Ação Social do município de Itapajé, Maria Helena Pontes Cruz, o motivo que ocasionou esta redução foi à necessidade do governo expandir o programa em outros municípios. Apesar de já estar confirmado para o próximo o programa em Itapajé, ainda não foi divulgado os cursos que virão e nem o período das inscrições.   

1. Beneficiários do Programa
O Projovem Trabalhador é direcionado a jovens de 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e que sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo. Esse público, em virtude de suas condições sócio-econômicas, tem maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, estão em maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho. Para participar, é preciso:
I – Ter entre 18 e 29 anos;
II – Possuir renda familiar per capta de até um salário mínimo;
III – Estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental;
IV – Ou estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e que não esteja no ensino superior.

2. Documentação necessária para inscrição do jovem:
I - cópia do CPF;
II - cópia da RG;
III - cópia do comprovante de residência;
IV - cópia do comprovante de matrícula no ensino fundamental ou médio / ou cópia do histórico de conclusão do ensino médio.

3. Carga horária dos cursos
O Projovem Trabalhador tem carga horária de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.

4. Arcos Ocupacionais
As ofertas de cursos do Projovem são definidas em consonância com a demanda de empregabilidade nos municípios, a partir do parecer dos conselhos tripartites municipais. Esta etapa do programa, montada desta forma, contempla os seguintes arcos ocupacionais: administração, agro-extrativismo, alimentação, arte, cultura, beleza, comunicação, marketing social, construção civil, educação, esporte, gráfica, joalheria, madeira, móveis, metal-mecânica, pesca, piscicultura, saúde, serviços pessoais, telemática, transporte, turismo, vestuário, entre outros.

Nenhum comentário