CONSELHO TUTELAR DE ITAPAJÉ ATUA APENAS COM TRÊS CONSELHEIROS


O Conselho Tutelar de Itapajé está atendo apenas com três conselheiros, desde o dia 1º de setembro, quando a conselheira Maria Eliete Viana Cruz, pediu licença do cargo pelo o período de seis meses, para tratar de assuntos particulares. Antes, porém, o conselheiro José Valdenor Mesquita Cruz, já havia pedido licença médica para recuperação de sua saúde.
No momento apenas os conselheiros, Pedro Júnior, Juliana e Cleudes estão de plantão, pois aguardam do Conselho Municipal dos Direitos das crianças e Adolescentes de Itapajé (COMDICA) a convocação do 1º suplente, no caso Nalygia Franceska, que deverá assumir na vaga deixada por Eliete Cruz. Segundo a presidente do Conselho Tutelar de Itapajé, Juliana Moreira, já foi enviado oficio ao CONDICA solicitando o preenchimento da vaga, mas, nada foi anunciado ainda.

De Adriano Furtado: É inadmissível que o Conselho Tutelar de Itapajé, esteja funcionando apenas com três conselheiros. Isso é uma vergonha para um município com aproximadamente 50.000 habitantes e com freqüentes casos que envolvem crianças e adolescentes. O COMDICA já deveria ter tomado uma providencia, pois há como resolver, o que não pode é uma cidade ficar desassistida por negligência do órgão que gere o conselho tutelar. Se o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz que toda cidade tem que ter no mínimo um conselho tutelar composto por cinco membro titulares e cinco suplentes que atuarão exatamente na ausência de um titular, por que então não foi nomeado o 1° suplente? O que o COMDICA tá esperando? Com a palavra o próprio COMDICA.
O certo, é que os conselheiros estão sobrecarregados e o trabalho comprometido. Há inclusive outro agravante, envolvendo a 1º suplente, que teve sua candidatura impugnada durante a campanha, segundo informações há recursos impetrados na justiça tentando impedir que a mesma assuma. Isso vindo á acontecer só atrapalharia ainda mais o processo de preenchimento da vaga. Que o COMDICA tome uma providencia o mais rápido possível, pois o conselho está prejudicado.      

Nenhum comentário